top of page

OUTUBRO ROSA!

Você sabia que cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (cerca de 8 mil ocorrências) poderiam ter sido evitados com a redução dos fatores de riscos relacionados ao estilo de vida, em especial, a prática de atividade física?


Os dados foram divulgados na pesquisa “Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física”, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA em 2021 e causam espanto em algumas pessoas pois este tema, apesar de já explorado há anos, ainda não está totalmente claro para grande parte da população.


De acordo com informações do portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais adoece as mulheres. No Brasil, entre 2020 e 2022, a estimativa é que 66.280 mulheres sejam afetadas, por ano, com esse tipo de câncer. No país, esse é o tipo de câncer que mais leva as mulheres ao óbito.


Muitos são os fatores que estão associados ao surgimento da doença, parte deles ligados ao estilo de vida e cuidados preventivos, como falta de atividade física, excesso de peso, consumo de bebida alcoólica, além de fatores hereditários como histórico familiar de câncer de ovário ou mama, dentre outros.


O que se pode afirmar e que é muito divulgado pelos profissionais e órgãos ligados à saúde que a melhor forma de prevenção é o autocuidado, o autoexame, as boas práticas ligadas ao bem-estar e a saúde. Estar atenta aos sinais de alerta e procurar ajuda médica ao identificar qualquer sintoma suspeito faz toda diferença para que a paciente consiga se curar.


Para chamar a atenção para esse tema tão importante e ajudar a salvar vidas, todo ano, no mês de outubro, o mundo se mobiliza para apoiar o movimento Outubro Rosa, compartilhando dicas e ajudando as mulheres a se lembrar de praticar o autocuidado.


Sinais de alerta: nódulo (caroço) duro, em geral fixo e indolor, endurecimento de partes da mama, mudanças na pele da mama, alterações no mamilo, nódulo no pescoço ou nas axilas. Toda mulher que identificar qualquer um dos sinais de alerta deve procurar um médico o quanto antes. Agir rápido e iniciar o tratamento o quanto antes são fatores decisivos para salvar a vida de uma mulher nos casos de diagnóstico de câncer de mama.


Outubro Rosa! Vamos apoiar esse movimento? Esse mês você receberá bastante informação sobre o câncer de mama. Compartilhe nas suas redes sociais, nos grupos de whatsapp. Não custa nada e pode salvar uma vida! Vamos fazer a diferença na vida das pessoas?


Eliane Damascena – Comunicação/Mútua (com informações do portal inca.gov.br)

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page