top of page

Seminário Internacional da AEAS reuniu cerca de 580 pessoas online


100% virtual, iniciativa foi realizada em parceria com CREA-SP, e contou com participação de profissionais do exterior

Cerca de 580 pessoas participaram virtualmente do Seminário Internacional de Resíduos Sólidos realizado pela AEAS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sumaré), junto do CREA-SP (Conselho Regional de Agronomia do Estado de São Paulo). O evento aconteceu em duas etapas e contou com participação de profissionais de todo o Brasil e também do exterior.


O seminário, aberto ao público em geral, foi uma oportunidade de debater o papel das engenharias e os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Tivemos um resultado muito positivo, com envolvimento de pessoas de todo o Brasil e participação de palestrantes da Alemanha e Portugal”, comemorou o presidente da AEAS, engenheiro civil José António Picelli Gonçalves.


Segundo ele, o tema é atual e precisa ser debatido junto de profissionais e da sociedade. “Nosso intuito com este seminário foi abrir o tema para debate. Convidamos especialistas na área que compartilharam seu conhecimento e pudemos reunir profissionais de todos os cantos do país, que se mostraram atentos ao que tem acontecido em relação ao assunto”, disse.


“A AEAS, através deste evento, levou o nome de Sumaré para vários estados e também para o exterior com participantes na Alemanha, Inglaterra, Portugal e Arábia Saudita”, continuou.


O presidente da AEAS lembrou que, diante do cenário atual, o seminário foi remanejado para a plataforma online. “Estávamos há meses cuidando deste projeto e, com a pandemia, precisamos cancelar a iniciativa presencial, levando a discussão para o mundo virtual”, disse. “E o resultado foi surpreendente: conseguimos atingir pessoas dos mais diversos estados, envolvemos profissionais de outros países, então vejo como um saldo bem positivo”, afirmou.


Para Picelli, este assunto deve seguir em debate junto à sociedade. “O seminário foi só uma forma de trazer o tema para discussão. Enquanto profissionais, seguiremos dando nossa contribuição e, enquanto entidade, também levaremos o debate para as autoridades”, afirmou.



O EVENTO


O Seminário Internacional Resíduos Sólidos foi realizado em duas etapas. No dia 04 de agosto, os participantes acompanharam as palestras:

  • “A Importância das Engenharias no Setor de Resíduos Sólidos”, com o Dr. José Valverde Machado Filho, mestre em Direito Ambiental e coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da SIMA-SP;

  • “Gestão de Resíduos na Alemanha e as Sinergias com o Brasil” com a Dra. Christiane Dias Pereira, engenheira civil e advogada, MBA em gestão empresarial e direito ambiental, doutoranda em gestão de resíduos sólidos urbanos e coordenadora da Componente Acadêmica do Projeto ProteGEEr pela Universidade Técnica de Braunschweig, e

  • “Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil”, com Dr. Fabrício Soler, professor, advogado, consultor da UNIDO/ONU e da CNI e organizador do Código dos Resíduos.


Já no dia 11, o Seminário abordou:

  • “Gestão de Resíduos rumo a uma Economia Circular”, com o engenheiro Luís Marinheiro, presidente da APEA (Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente) e vice-presidente do Comitê Técnico e Científico da ISWA (International Waste Association/ONU), e

  • “Gestão de Resíduos em Tempo de Mudanças”, com Dr. Carlos Silva Filho, advogado e diretor-presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpezas Públicas e Resíduos Especiais) e vice-presidente da ISWA (International Waste Association/ONU).


O presidente da AEAS e o engenheiro agrônomo e diretor da entidade, Valdemir Aparecido Ravagnani foram os moderadores.


As duas etapas do Seminário Internacional foram gravadas e estão disponíveis para acesso na página da AEAS no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCC8ChBIM3fHwNegw-5Kk-bA/videos.


Outras informações sobre as ações da AEAS podem ser obtidas no site www.aeas-sp.com.br ou pelo e-mail aesumare@gmail.com.



Informações para imprensa:

Cristiani Custódio

Escrita Certa Comunicação

19 98118-4187

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page