top of page

A importância da tecnologia para a construção civil


"O uso da tecnologia permite ter mais noção do que está por vir e deixar o planejamento em uma obra mais eficaz, por exemplo."

Sem dúvidas, somente um profissional que trabalha diretamente na construção civil para entender como é grande a diferença entre o que está na tela do computador e o que realmente será construído. Segundo a importante Harvard Business Review, um em cada seis projetos irá extrapolar os custos no orçamento em quase 70%.

Buscando alternativas de sanar esses problemas de custos, a tecnologia empregada na construção é uma das melhores formas de mudar esse cenário. Mesmo que o setor ainda seja resistente a algumas inovações, o futuro parece ser promissor e as empresas envolvidas já estão aderindo a tecnologia para transformar a produtividade dos projetos e aprimorar a execução de inúmeras etapas.

O uso da tecnologia permite ter mais noção do que está por vir e deixar o planejamento em uma obra mais eficaz, por exemplo. O uso de programas/softwares para construção civil tem implementado grandes melhorias no dia a dia nesta área. Através do programa para construção civil é possível ter acesso de qualquer lugar a informações, plantas atualizadas e as tarefas, garantindo uma visão atualizada e compatível entre o projeto e o que está sendo realizado.

Contar com esses programas faz com que as equipes troquem informações em tempo real e cada gestor possa tomar importante decisões com base nas informações que está tendo acesso.

Outro ponto onde a tecnologia tem ganhado espaço é com o uso de drones. Eles ainda são pouco explorados, mas podem ser aplicados em diversas etapas. Os drones podem ser usados como ferramenta de inspeção no canteiro de obras, oferecendo uma visão completa e diferenciada no que está em andamento. Com isso, algumas questões podem ser corrigidas antes mesmo de se tornarem um problema real. A Apple usou drones para registrar o timelapse em alta resolução da construção de sua nova sede nos Estados Unidos.

Vale a pena investir em tecnologia na construção civil, pois além de economizar, você sai à frente de seus concorrentes.

Texto: Eco hidrojato

Foto: Divulgação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page