Crea-SP nos bastidores do Natal
- aeassumare
- 27 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
O fim de ano é, sem dúvida, uma das épocas mais encantadoras que existem. Decorações criativas, ruas iluminadas e casas enfeitadas criam um clima especial, marcado também por atrações temáticas, como a tradicional Árvore de Natal do Parque Ibirapuera. Por trás do brilho das luzes e da magia natalina, a segurança desempenha um papel fundamental. Na quarta-feira (27/11), o Crea-SP acompanhou de perto a montagem da estrutura, fiscalizando o exercício profissional para garantir que o símbolo icônico do Natal paulistano encante o público.

O tema de 2024 é ‘A Natureza em Festa no Parque dos Sonhos’, fortalecendo também a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente. “Verificamos se existem empresas e profissionais devidamente registrados em nosso Conselho com competências e atribuições para executar as atividades técnicas. Dessa forma, garantimos a segurança de todos os envolvidos, sejam os prestadores de serviço ou a sociedade, já que a programação reúne milhares de pessoas durante as próximas semanas”, disse o Tecg. José Paulo Garcia, chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) do Crea-SP.
A equipe de fiscalização se atentou a diferentes aspectos, que envolvem as áreas de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Segurança do Trabalho, entre outras. Foram identificadas as atividades técnicas e profissionais responsáveis, além da verificação das documentações, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a listagem com a relação de todas as empresas envolvidas.
Com 57 metros de altura, a atração deve receber 2,5 milhões de pessoas até o dia 5 de janeiro, quando encerram as visitações. Para o Eng. Eder Machado, gestor de Montagem da Urbia, empresa responsável pela administração do parque, a presença da autarquia faz toda a diferença na organização do evento. “Por trás de toda essa estrutura, existem muitas pessoas que trabalham para apresentar o melhor às famílias”, afirmou.
A operação está acontecendo simultaneamente em todo o estado de São Paulo, com foco em prefeituras, shoppings centers e outros empreendimentos que contam com decoração natalina. Isso porque a montagem dos itens requer o acompanhamento de responsáveis técnicos, entre engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores, a depender de cada situação e serviço.
“Estruturas desse porte, que atraem milhões de pessoas, só são possíveis com o comprometimento técnico e uma fiscalização rigorosa, assegurando que tudo esteja em conformidade. Esse é o nosso papel”, finalizou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey.
Produzido pela CDI Comunicação
Comments