top of page

Canadá inaugura sua primeira piscina pública sem produtos químicos


Os arquitetos de Toronto acabaram de apresentar uma impressionante piscina natural sem produtos químicos na cidade de Edmonton, Alberta. A Piscina Natural do Parque Borden, que substituiu uma piscina existente desde a década de 1950, foi incorporada a vários processos de filtragem natural inovadores que usam uma combinação de filtros de pedra, cascalho, areia e botânica para manter as águas límpidas.

O projeto foi um empreendimento enorme desde o início. A piscina e a infraestrutura antigas tiveram que ser completamente destruídas para dar espaço à nova piscina completamente livre de produtos químicos. O imenso complexo de 6 mil metros quadrados é composto por pavilhão sazonal e área de piscina paisagística que acomoda até 400 nadadores.

DIVERSAS ÁREAS

Além da principal área de natação, há também uma piscina infantil. Ao lado da área externa, um grande edifício contemporâneo abriga os vestiários, além de chuveiros e banheiros. Há também uma praia de areia e área para piquenique, além de uma quadra de vôlei e espaço para exposições.

Para criar uma piscina totalmente natural que fosse segura para os nadadores, os projetistas tiveram que trabalhar dentro dos regulamentos estritos do Canadá para piscinas públicas. Evitar completamente o uso de produtos químicos foi um desafio, mas a equipe trabalhou com vários especialistas para criar um ecossistema equilibrado, onde materiais vegetais, microorganismos e nutrientes se reúnem para criar um sistema de “água viva”.

FILTRO

A água da piscina é filtrada da seguinte maneira: usando um sistema biológico-mecânico ou usando o pantanal construído e o filtro de cascalho preenchido com zooplâncton. Esses sistemas livres de sujeira permitem um sistema de filtragem livre de produtos químicos e desinfetantes, no qual a água é completamente limpa através de um processo natural à medida que circula.

O sistema envolve um longo processo de circulação que vê a água fluir primeiro através de um lago de areia e pedra, depois de um lago hidro botânico. Adjacente a essas lagoas, foi instalada uma unidade de adsorção de filtro granular PO4 que percorre as paredes, permitindo que a água circule de uma extremidade à outra sem ser notada. Todo o sistema permite um processo de limpeza natural e livre de produtos químicos que é totalmente ecológico e seguro para os nadadores.

Texto: Ademilson Ramos

Site: https://engenhariae.com.br/editorial/arquitetura/canada-inaugura-sua-primeira-piscina-publica-sem-produtos-quimicos-e-e-linda

Foto: Divulgação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page