top of page

Eleição geral é tranquila e já supera o número de votantes de 2020


Brasília, 17 de novembro de 2023.

A seis horas de sua conclusão, as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet transcorrem com tranquilidade, apresentando números em conformidade com a expectativa da Comissão Eleitoral Federal (CEF). “Já alcançamos 10% de participação, superando a quantidade de eleitores de 2020 às 11h. Tudo está tranquilo e nossa expectativa é de superar os 20% de participação, o que seria excelente”, informa o coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira, que acompanha o processo eleitoral ao lado dos conselheiros federais que integram a comissão: eng. agr. Daniel Galafassi, eng. agr. Francisco Lira, eng. eletric. Genilson Pavão e eng. mec. Lucas Carneiro, além da assistente Talita Machado.



Em 2020, ainda com voto presencial, houve a participação de 8,14% dos 764.772 profissionais habilitados a votar. Para estas eleições, há 739.428 profissionais aptos a votar. Os maiores colégios eleitorais, informa o coordenador da CEF, são: São Paulo (191.523 profissionais habilitados a votar); Minas Gerais (94.382) e Rio de Janeiro (72.814 profissionais habilitados). Os números de todos os estados estão disponíveis nas estatísticas de votação.


Segundo Daltro, a expectativa é de que as eleições tenham ainda mais dois horários de pico, até o encerramento do processo. “Conforme os dados das empresas que participam do processo de votação e de auditoria sobre os horários com maior votação nas eleições realizadas desde 2021, tivemos um pico entre 8h e 10h, o que deverá se repetir entre 12 e 14h e ainda entre 17 e 19h”, diz Daltro. “Qualquer pessoa pode acompanhar a evolução online dos votos, nacionalmente e por regional, por meio do site de votação, bastando selecionar um regional”, citando casos em que a participação já supera os 30%, como Amapá e Tocantins. Em 2020, ainda com voto presencial, houve a participação de 8,14% dos 764.772 profissionais habilitados a votar. Para estas eleições, há 739.428 profissionais aptos a votar. Os maiores colégios eleitorais, informa o coordenador da CEF, são: São Paulo (191.523 profissionais habilitados a votar); Minas Gerais (94.382) e Rio de Janeiro (72.814 profissionais habilitados). Os números de todos os estados estão disponíveis nas estatísticas de votação.


Segundo Daltro, a expectativa é de que as eleições tenham ainda mais dois horários de pico, até o encerramento do processo. “Conforme os dados das empresas que participam do processo de votação e de auditoria sobre os horários com maior votação nas eleições realizadas desde 2021, tivemos um pico entre 8h e 10h, o que deverá se repetir entre 12 e 14h e ainda entre 17 e 19h”, diz Daltro. “Qualquer pessoa pode acompanhar a evolução online dos votos, nacionalmente e por regional, por meio do site de votação, bastando selecionar um regional”, citando casos em que a participação já supera os 30%, como Amapá e Tocantins.


“O incentivo à participação e a redução dos custos previstos com pessoal, deslocamento e manutenção da estrutura eram os nossos principais objetivos”, destaca o coordenador da CEF, informando que serão apresentados ao final da votação dados que projetam essa redução de custos nos regionais. Os resultados das eleições serão anunciados às 19h, com transmissão pelo YouTube do Confea. “Estamos fazendo algumas inserções nas redes sociais, procurando motivar a participação dos profissionais ao longo de todo o dia”, diz.

Henrique Nunes Equipe de Comunicação do Confea Fotos: Marck Castro/Confea

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page