top of page

Novos pilares tecnológicos pós-pandemia no contexto da Indústria 4.0


A partir do cenário atual, o Sistema Fiep desenvolveu uma pesquisa fazendo uma varredura de sinais tecnológicos em diversas regiões do globo. A partir dessa varredura de sinais, eles encontraram nove pilares tecnológicos que apontam grande potencialidade para funcionar como respostas à um cenário pós-pandemia, esses pilares se enquadram no contexto da Indústria 4.0.


Já é perceptível diversas mudanças em setores que nos cercam devido à pandemia. Desde os setores essenciais até os não essenciais, todos estão se adaptando aos meios tecnológicos para se manterem ativos no mercado.


Os 9 novos pilares tecnológicos:


Os pilares tecnológicos mencionados na pesquisa são:

Big Data e Analytics


As ferramentas de Big data e Analytics vêm criado um abismo entre a resposta, monitoramento e interpretação de dados da pandemia muito mais rápidas e eficazes do que em epidemias que já ocorreram anteriormente. Exemplos disso são a velocidade com que se identificou sequenciamentos genéticos e o monitoramento da evolução da contaminação, assim como a geolocalização de infectados.


Cibersegurança


Com a necessidade do distanciamento social, muitas empresas optaram pelo trabalho remoto, o famoso Home office. Com isso, todas as atividades profissionais, compras on-line, comunicação e pagamentos estão sendo feitos por meio da internet.


A partir desse novo cenário, essas organizações se tornaram mais sensíveis a ataques de hackers, que podem colocar comunidades inteiras off-line. Como resposta, protocolos veem sendo padronizados universalmente, além de haver monitoramento direto a violações. Pode-se dizer que a segurança na internet tende a ser cada vez mais priorizada, a partir dessa necessidade criada pelo período pandêmico.


Umas das empresas citadas a pesquisa é a Microsoft, que oferece serviços de notificação de ameaças a serviços de saúde e organizações humanitárias sem custo. A HP também disponibilizou o HP Sure Click Pro, uma solução contra malwares para PCs, gratuitamente para download até 30 de setembro.


Computação em Nuvem


Com o crescimento da desmaterialização e o distanciamento social, há um crescimento progressivo do compartilhamento de documentos, programas, projetos e outros dados através das famosas “nuvens”.

Graças à essa forma de compartilhamento inovadora e ao trabalho remoto, essas atividades têm sido cada vez mais recorrentes e essenciais para o funcionamento de muitas empresas e para a busca de soluções para a Covid-19.


Integração de Sistemas


A integração de sistemas foi apontada na pesquisa como facilitadora de desafios enfrentados por empresas já em condições críticas, principalmente nas áreas de e-commerce e na busca por transformações de operações.


Segundo a pesquisa, essa interação é salientada com o home office e uso de informações em nuvens e que no contexto da pandemia a integração “oportunizou a experiência de softwares orientados ao aprimoramento organizacional, fortalecimento da comunicação interna e aproximação entre fornecedores, produtores e consumidores.”


Internet das Coisas (IoT)


A internet das coisas, assim como o Big data e a Inteligência artificial, cresceu de forma a atuar diretamente como uma ferramenta de identificação de padrões, simulação de propagação da doença e do isolamento social.


Além disso, a IoT aparece como grande aliada à mitigação de adversidades que são consequências do isolamento social, como por exemplo o colapso da cadeia de suprimentos. A utilização do GPS colaborou muito para o sistema de rastreamento da mobilidade de pessoas contaminadas pelo Covid-19.


Manufatura Aditiva


Propiciando a produção de peças e componentes com velocidade, como por exemplo ventiladores, peças respiratórias e equipamentos de proteção, de forma a permitir o design digital e impressão em camadas, em alguns casos por impressoras 3D, essa tecnologia ganhou holofotes, demostrando ser muito eficaz e fundamental.


Um grande exemplo foi uma Startup, Prusa Reserch, que disponibilizou em código aberto o projeto de protetores faciais destinados à profissionais da saúde, ampliando a possibilidade de produção do equipamento em qualquer lugar do globo.


Realidade Aumentada


Desde o entretenimento até a busca de tecnologia para soluções de colaboração à distância, a realidade aumentada passou a ampliar as possibilidades de performance do mundo corporativo.


A ampliação dessa ferramenta se deu, principalmente, pela busca por reuniões de negócios, videoconferências, salas de aulas virtuais e até atendimento médico e monitoramento de pacientes em quarentena. Diversas ferramentas que permitem a realização de atividades convencionais mesmo com o distanciamento social.


Simulação


A simulação não é uma novidade, mas acontece atualmente com equipamentos muito mais avançados e com a capacidade de processar bases de dados complexos e gerar respostas com velocidade.


No cenário pandêmico, essa tecnologia foi capaz de simular o comportamento do vírus e o processo de contaminação – através das famosas curvas de contaminação. Uma ferramenta extremamente importante para a tomada de decisões de medidas de prevenção e tratamento.


Uma pesquisa desenvolvida no Quebec utilizou simuladores baseados em inteligência artificial para analisar amostras de sangue contaminado pelo Covid-19 buscando chegar a fórmulas de vacinas.


Sistemas Autônomos


Os sistemas autônomos em meio à necessidade do distanciamento social, aparecem como tecnologia essencial. Segundo a pesquisa da Fiep “Em ambientes hospitalares, corporativos e residenciais, os robôs são utilizados na realização de tarefas repetitivas, na interação com pessoas ou no desempenho de operações em ambientes com alto potencial de contágio.”


Em Varese, na Lombardia, seis robôs auxiliaram no cuidado de pacientes contaminados e estabeleceram comunicação remota com as equipes, garantindo a segurança. Já uma empresa Sul-Africa passou a utilizar robôs para exterminar agentes patogênicos e prevenir a disseminação do Covid-19 nos hospitais.


A Industria 4.0 já é uma realidade e com ela todos esses avanços tecnológicos. Talvez toda essa tecnologia tenha crescido em meses o que estavam previstas para crescer em anos, com o objetivo de atender às necessidades repentinas, sentidas por todo o globo e a partir de um cenário antes nunca visto.


Texto: Luana Ribeiro

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page