Engenheiros criam ferramentas para auxiliar no combate ao coronavírus


Grupo auxilia desde o processamento de dados biológicos até a criação de um site com

informações sobre Covid-19 no Rio Grande do Norte

A equipe de engenharia do Lais (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde) da UFRN tem desenvolvido ferramentas para auxiliar no enfrentamento ao novo coronavírus no Rio Grande do Norte. O grupo auxilia desde o processamento de dados biológicos até a criação de um site com informações sobre a Covid-19 no estado.

A equipe é formada por engenheiros de computação, engenheiros biomédicos, engenheiros eletricistas e engenheiros de produção.

“Eles utilizam biossensores que trabalham com processamento de sinais biológicos que permitem acelerar o resultado do (exame para identificar) coronavírus, além de desenvolver uma série de conjunto de equipamentos que podem auxiliar no tratamento, como é o caso de ventiladores mecânicos de baixo custo e a utilização de impressora 3D para produção de máscaras que protegem os profissionais de saúde em regiões críticas”, diz o coordenador do Lais, professor Ricardo Valentim.

Valentim afirma que os engenheiros tentam descobrir soluções que possam ajudar as pessoas a ter uma melhor atenção médica. “Quando falamos em isolamento social precisamos de ferramentas que permitam interação médico-paciente de maneira remota. Ou seja, uma assistência em saúde mediada por tecnologia. E neste caso do coronavírus tem sido extremamente demandada. Temos engenheiros da computação e engenheiros biomédicos trabalhando nesse projeto”, explica.

CONTRIBUIÇÃO

Segundo o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), o engenheiro civil Vilmar Segundo, esse é o início da contribuição dos profissionais da engenharia para essa etapa da pandemia. “A presença do engenheiro é indispensável para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias que possam cooperar para o avanço da saúde e poder ajudar as pessoas que tanto precisam nesse momento em que um vírus assola a população mundial”, ressalta.

O site Coronavírus RN foi outro produto elaborado pelos engenheiros do Lais. Na plataforma, é possível ter acesso aos números de casos confirmados, suspeitos, descartados, mortes, média de dias para o resultado do exame e gênero dos pacientes. Além disso, o internauta consegue visualizar o mapa com os municípios onde há casos suspeitos da doença e confirmados, e os bairros de Natal que concentram o maior percentual de incidência do vírus.

Foto: Divulgação

Site: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2020/04/05/engenheiros-criam- ferramentas-para-auxiliar-no-combate-ao-coronavirus-no-rio-grande-do-norte.ghtml

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

​SIGA-ME

  • Facebook Classic

Development Casapapel Marketing Digital - 2017

Mutua link.png