top of page

Construção e trabalhadores: dicas para segurança e prevenção nos canteiros de obras


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), traz algumas dicas importantes para trabalhadores e empresas do setor de construção civil, neste momento de conscientização e prevenção ao novo coronavírus. As dicas são do diretor administrativo do Conselho, engenheiro civil Joni Matos Incheglu.

“É importante esclarecer que o Crea-SP não tem como parar uma obra por questões relativas ao COVID-19, ação que cabe a outros órgãos, como Defesa Civil, prefeituras, etc. Nossa atuação é a de fiscalizar para coibir a atuação de pessoas físicas e jurídicas não habilitadas nas atividades de profissionais legalmente habilitados nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, para garantir a segurança da população”, salienta o engenheiro civil.

Caso o CREA-SP constate, entre as empresas que forem fiscalizadas, aquelas que estão funcionando sem registro no Conselho, seus agentes fiscais preparam um auto de Infração, orientando a empresa a requerer seu registro. “Em relação ao novo coronavírus, como forma de atender às determinações de órgãos públicos de saúde, Governo Estadual e Governo Federal, podemos orientar e exigir o responsável técnico caso constatemos que há irregularidades quanto à prevenção”, destaca.

Abaixo estão as dicas para quem está trabalhando em canteiro de obras e para as empresas do segmento:

Trabalhadores  Ao chegar na obra, faça a higienização com álcool gel e, na falta dele, com água e sabão;  Use sempre máscara e luvas se precisar contatar outros colegas de trabalho;  Uma vez dentro da obra, evite contato com público externo, como sair para locais com aglomeração de pessoas;  Evitar contato físico com qualquer pessoa da equipe, como apertos de mão, beijos, abraços etc. São ações temporárias, para garantir a segurança de todos;  Ao chegar em casa, higienizar objetos pessoais, maçaneta da porta e mãos, e tomar banho; além disso, separe suas roupas das de outras pessoas que residam na mesma casa.

Empresas  Manter sempre à disposição os produtos essenciais para prevenção, como álcool gel 70% e sabão, orientando para que seja usado com frequência, para higienização das mãos e material de trabalho, bem como os demais produtos de limpeza;  Manter sempre as conversas de conscientização, orientando a equipe sempre que necessário sobre as formas corretas de prevenção e promover o diálogo, com a participação do mestre de obras e do engenheiro de segurança do trabalho para tirar as possíveis dúvidas;

Sobre a obra

 Restringir o acesso e circulação de pessoas e fornecedores que não trabalham no local;  Implementar ação de distanciamento social em ambientes fechados, e avaliar a implantação de turnos diferenciados;  Afastamento imediato de pessoas consideradas do grupo de risco: idosos com mais de 60 anos e aqueles que apresentem doenças pré-existentes que podem ser potencializadas com o COVID-19;  Caso seja possível, providenciar transporte privado exclusivo para a equipe, evitando assim, a evitando assim a aglomeração no transporte público. Joni também reforça que, tão importante quanto se prevenir quanto ao novo coronavírus, é sempre usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, para segurança de todos. “As empresas, além de fornecerem os EPIs, precisam ser rigorosas na fiscalização da utilização correta, do treinamento dos trabalhadores e do modo correto de descarte”, finaliza.

Texto: CDI Comunicação | CREA-SP Foto: Divulgação Site: http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/03/27/construcao-e- trabalhadores/3558

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page