top of page

Inteligência Artificial baseada em localização permitirá um futuro eficiente


O monitoramento de localização e os dados que ele fornece serão vitais para o futuro de cidades inteligentes, transporte e outras tecnologias mais granulares, como compartilhamento de viagens. HERE Technologies é uma das empresas que torna esses dados de localização possíveis.

O vice-presidente sênior de desenvolvimento e CTO e chefe de pesquisa da HERE Technologies, estamos na CES 2020, falando sobre o futuro da IA baseada em localização.

A empresa anunciou recentemente que está investindo US$ 28 milhões em um novo instituto de pesquisa de aprendizado de máquina que ajudaria a organizar a infinidade de dados de geolocalização que agora estão sendo coletados por basicamente todos os dispositivos inteligentes.

Chamado Instituto de Pesquisa Avançada em Inteligência Artificial (IARAI), está sendo construído em Viena, Áustria.

Embora muitas pessoas que leem isso talvez não saibam quem é a HERE, essa é uma das maiores plataformas de mapeamento do mundo, com Google e TomTom competindo. A empresa se formou como uma marca de uma aquisição que a Nokia fez em 2007 da gigante de mapas Navteq.

Enquanto na CES 2020, os dois executivos da HERE discutiram fortemente o futuro de como o big data no monitoramento de localização pode ajudar as cidades a funcionarem com mais eficiência. Quando você tem milhares ou milhões de carros constantemente alimentando dados de localização na nuvem, a utilização da IA pode criar modelos quase exatos de padrões e fluxo de tráfego. Em teoria, a análise da IA ​​desses dados pode sugerir onde uma nova estrada precisa ser colocada, quanto congestionamento essa nova estrada livrará, além de vários outros fatores.

Quase daria aos planejadores da cidade as mesmas ferramentas que um jogador de videogame possui. Em vez de passar inúmeras horas da equipe analisando como organizar sua cidade, uma IA poderia apenas lhe dizer o que fazer.

Provavelmente isso soa como ficção científica, mas é isso que o poder do big data baseado em localização analisado com a IA pode alcançar.

À medida que as cidades inteligentes crescem em complexidade e conectividade, os dados de localização de todas as coisas em movimento nessas cidades serão essenciais para gerenciá-los com eficiência.

O compartilhamento de carros autônomos tem sido discutido como uma grande oportunidade para o mercado automotivo. Os dados de localização tratados adequadamente permitiriam que as frotas de veículos autônomos otimizassem onde e quando atender perfeitamente os clientes. Eles poderiam até prever quando haveria alta demanda e onde seria baseada em dados históricos.

Os recursos disponíveis para as empresas utilizarem grandes dados de localização no planejamento e na estratégia são praticamente infinitos.

No entanto, a tecnologia é um pouco assustadora. Ter a localização de alguém em todos os lugares aonde eles vão não é o ideal. No entanto, é provável que a maioria das pessoas que está lendo isso já esteja sendo rastreada por algum aplicativo em seu smartphone. Então, isso não é uma grande preocupação, em teoria. Entretanto, a IA permite que as empresas analisem esses dados em uma extensão de “ficção científica”.

São necessários apenas 4 pontos de dados de localização de um veículo para determinar sua identidade com um grau de probabilidade de 80%. Também não são dados atribuídos a você. São dados anônimos de geolocalização para um veículo. Se você fizer isso, uma IA provavelmente poderá deduzir exatamente quem estava nesses 4 pontos.

A IA é poderosa. A IA, quando entregue ao big data, é ainda mais poderosa. Essas tecnologias serão a espinha dorsal das cidades no futuro.

Texto: Ademilson Ramos

Foto: Divulgação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page