top of page

Empresa canadense cria incrível escudo de invisibilidade


Do limite da invisibilidade de Athena a H.G. Wells e Harry Potter, a noção de tornar-se invisível sempre agradou a fantasia humana. Incrivelmente, os avanços tecnológicos nos últimos anos trouxeram essas fantasias para o mundo real.

A mais recente tecnologia invisível, chamada Quantum Stealth, foi desenvolvida pela Hyperstealth, uma empresa canadense de design de camuflagem. O material é fino como papel, barato e não requer fonte de energia. Embora não funcione tão bem quanto uma capa mágica, faz um bom trabalho de ocultação e é certamente confuso de se ver.

O material utiliza uma abordagem com a qual você já deve estar familiarizado: lentes lenticulares. Se você viu uma dessas imagens que aparece em 3D, dependendo de como vê, você viu esta tecnologia.

De maneira semelhante, o material pode curvar a luz de uma maneira que significa que apenas coisas muito próximas ou muito distantes podem ser vistas. Portanto, um objeto ou pessoa colocada atrás dele a uma certa distância se tornará invisível. O material possui capacidade de banda larga e é capaz de curvar a luz do ultravioleta médio e próximo ao infravermelho. Dada a menor resolução das câmeras que funcionam fora do espectro de luz visível, o efeito se torna muito mais pronunciado e notável quando o material é visualizado através delas.

O material não é afetado pelas cores do que está tentando ocultar, mas distorce o plano de fundo. Portanto, não é uma capa mágica de invisibilidade; as pessoas saberão que algo está oculto por trás disso, apenas não conseguirão discernir os detalhes do que é.

TECNOLOGIA

A tecnologia começou a ser desenvolvida por Guy Cramer, da Hyperstealth, em 2010 e, desde então, ele trabalha com organizações militares para desenvolvê-la. Recentemente, ele registrou quatro patentes sobre esta e outras tecnologias relacionadas e publicou uma série de vídeos sobre como ela funciona.

Embora os detalhes estejam obviamente ocultos, a física é surpreendentemente direta. O princípio é conhecido como lei de Snell. Todo material possui um índice de refração específico, uma quantidade relacionada à velocidade da luz nesse material em comparação à velocidade da luz no vácuo.

Você pode ver o efeito facilmente. Pegue um copo de água e coloque uma colher nele. Aparecerá dobrado. O mesmo efeito faz com que as piscinas pareçam mais rasas do que são. Quando a luz se move entre dois materiais, o ângulo em que está se movendo muda de acordo com o índice de refração. Portanto, sendo esperto com os materiais, é possível construir algo que tenha um ponto cego. E é aí que a invisibilidade acontece.

Texto: Ademilson Ramos

Site: https://engenhariae.com.br/tecnologia/uma-empresa-canadense-criou-um-incrivel-escudo-de-invisibilidade-video

Foto: Reprodução

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page