top of page

Presidente da AEAS participa de reunião do Colégio de Entidades Regionais


Na ocasião foi assinado manifesto ao Banco Central repudiando a dispensa de peritos na avaliação de imóveis

O presidente da AEAS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sumaré), o engenheiro civil José António Picelli Gonçalves, participou na última semana de reunião do CDER-SP (Colégio de Entidades Regionais de São Paulo), que aconteceu na sede do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Na ocasião, presidentes das associações que integram o CDER-SP e representantes das entidades de classe que compões a UNAPP (União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Alta Paulista e Pontal do Paranapanema) assinaram um manifesto repudiando a decisão do Banco Central de dispensar a contratação de peritos para avaliação de valores de imóveis.

A Resolução 4.754 do Banco Central dispõe sobre as condições gerais para contratação de financiamento imobiliário pelas instituições financeiras e disciplina o direcionamento dos recursos captados em depósitos de poupança. O documento prevê que “o modelo e os sistemas internos de gerenciamento de risco e de monitoramento de garantias da instituição sejam capazes de demonstrar que a análise do risco da operação justifica eventual dispensa de visita de inspeção ao imóvel”.

Presidente da AEAS, Picelli afirmou que o assunto é delicado e que deve ser debatido. “O perito é um profissional extremamente necessário e vemos com preocupação essa resolução que dispensa sua contratação”, disse.

Presidente do CREA-SP, o engenheiro Vinícius Marchese Marinelli compôs a mesa diretora de abertura da reunião.

Coordenador do CDER-SP, o engenheiro Mamede Abou Dehn Junior também falou sobre o assunto. “Vemos essa decisão com apreensão, porque entendemos que a presença do perito é condição mínima para garantia de segurança e habitabilidade, valorização das profissões e defesa da sociedade”, ressaltou.

MAIS ASSUNTOS

Durante a reunião do CDER-SP, os participantes falaram sobre sustentabilidade com o lançamento da campanha de compensação ambiental para os eventos realizados pelas entidades de classe, a exemplo do que foi feito em Olímpia e São Pedro.

Na ocasião, como forma de compensação para a emissão de carbono decorrente da realização, o CREA-SP fez a entrega simbólica de centenas de mudas de árvores.

A reunião contou, ainda, com apresentação da pesquisa sobre ART realizada na reunião do CDER em São Pedro, no início de setembro, com os presidentes das mais de 186 entidades associadas. A enquete revelou que quase 50% dos municípios exigem ART de projeto e execução, 77% possuem Código de Obras e apenas 11% contam com aprovação on-line de projetos.

A próxima enquete será realizada diretamente com os profissionais sobre ART de execução na aprovação de projetos, objetivando alcançar um universo de 55 mil associados.

CAPACITAÇÃO

Na reunião do CDER-SP, o presidente da AEAS também apresentou à diretoria do CREA-SP informações sobre a série de encontros sobre “Eficiência Energética & Sustentabilidade” que está sendo realizada. O evento teve início no último dia 07 e segue até sexta-feira, dia 18.

“Assinei a documentação referente ao evento junto ao CREA-SP, que tem apoiado não apenas essa como também outras ações de capacitação que temos realizado em nossa entidade”, disse Picelli.

Ele destacou a importância do apoio da entidade estadual. “O presidente do CREA-SP, engenheiro Vinícius, tem externado seu apoio às ações de networking e atualização dos profissionais. Essa série de encontros que estamos realizando - e que já se mostrou bem sucedida - comprova a importância de capacitarmos nossos associados e também de nos aproximarmos da sociedade civil, compartilhando conhecimento”, afirmou.

(Com informações do Departamento de Comunicação do CREA-SP)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page