top of page

Por que Paris declarou estado de emergência climática?


Paris foi sede do acordo climático ligado ao combate do aquecimento global que leva seu nome (Acordo de Paris) em 2015. Poucos dias atrás, a cidade foi a mais recente a declarar estado de emergência climática.

Um dos motivos que levou a ação foi manter os objetivos do acordo de Paris. A prefeitura da Cidade Luz decidiu criar uma “Académie du Climat” (Academia do Clima), a qual deve oferecer aos jovens e voluntários do clima um lugar participativo e educacional gratuito. O objetivo é sensibilizar o público a respeito dos problemas ambientais e incentivar o desenvolvimento de projetos que sejam solução.

Recentemente, o parlamento britânico e a Irlanda também declararam estado de emergência climática. Emmanuel Macron, presidente francês, anunciou no final de abril a criação de um Conselho de Defesa Ecológica. Em Paris, a prefeitura também multiplicou os projetos ambientais. Dentre esses projetos é possível citar a criação de florestas urbanas, aumento do número de ciclovias, circulação diferenciada em momentos de poluição elevada e mais.

O que é o estado de emergência climática?

O fato de decretar estado de emergência climática permite alertar a população para a situação climática e induzir ações para cumprir as metas impostas. É como um símbolo de que a cidade está engajada.

Falar sobre uma emergência climática e não só mudanças globais também tem um peso maior e reflete a escala real do problema. Para a prefeitura de Paris, o estado de emergência climática pode ser dividido em três partes: conscientizar sobre o estado atual e a necessidade de mudança por parte da sociedade, estabelecer um plano de ação para ter engajamento com o carbono neutro até 2050 e comprometer-se com a democracia participativa, na qual a sociedade civil possa abordar essas questões.

É preciso que as grandes cidades vejam que possuem papel fundamental na luta contra o aquecimento global, seja pelo fato de sua contribuição ou da influência que possuem. A ideia é criar uma bola de neve, com várias cidades declarando estado de emergência climática e tomando atitudes para resolver os problemas ligados a mudanças climáticas.

Texto: Larissa Fereguetti

Site: https://engenharia360.com/paris-estado-de-emergencia-climatica/

Foto: telerreport.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page