top of page

AEAS participa de escolha de delegados que integrarão comissão do CREA-SP em Congresso Estadual


Profissionais representarão região em evento que acontecerá no final de julho; delegação de São Paulo deve contar com 44 profissionais do Estado

A AEAS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sumaré), através do seu presidente, o engenheiro civil José António Picelli Gonçalves, foi eleita para compor a delegação do estado de São Paulo durante o 10º Congresso Estadual de Profissional, que acontecerá no final de julho. A eleição dos representantes aconteceu recentemente, durante a quarta etapa do Congresso Regional de Profissionais, em Americana.

Durante o Congresso Regional, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio no Campus Maria Auxiliadora do Unisal (Centro Universitário Salesiano), foram eleitos dois delegados titulares com mandato (e dois suplentes) e ainda quatro delegados titulares sem mandato (e dois suplentes).

Picelli explicou que foi eleito um dos delegados titulares sem mandato. “Foi um momento muito proveitoso em que pudemos debater a situação do profissional no momento atual e também em que discutimos medidas que visam melhorar sua atuação”, disse.

De acordo com o presidente da AEAS, a delegação do Estado deve contar com 44 profissionais. “Nesta etapa que tivemos em Americana foram eleitos seis delegados (com e sem mandato), além dos suplentes. Estas eleições estão ocorrendo em todos os congressos regionais o que acredito ser muito positivo, já que contaremos com profissionais de todo o Estado, podendo assim ter um panorama mais completo de como está a atuação destas pessoas, os desafios que existem e também abordar medidas para superá-los”, afirmou.

Picelli esteve acompanhado no evento em Americana dos inspetores da CAF (Comissão Auxiliar de Fiscalização) de Sumaré os engenheiros Gilberto, André e Leandro, e também do engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani, o Mimo, que integra a diretoria da AEAS.

O CONGRESSO

O Congresso Regional é realizado pelo sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) /CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e acontece a cada três anos. O evento reuniu, além dos profissionais do município sede, inspetores, agentes fiscais, conselheiros e gestores das regiões.

Na etapa em Americana foi apresentado o tema "Estratégias de Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional", que será debatido nas etapas estadual e nacional do Congresso de Profissionais, que acontecem para discutir temas de importância para o desenvolvimento das profissões da área tecnológica.

O Congresso tem como objetivo propor melhorias para as profissões da engenharia e agronomia, especialmente no tocante à atualização dos normativos que regem suas atividades.

Dentro do tema, foram debatidos cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia. “Fomos divididos em grupos de acordo com os eixos temáticos e sugestões que, se aprovadas, serão levadas para um debate mais amplo na etapa estadual”, explicou Picelli.

Durante o evento, o vice-presidente do Crea-SP, engenheiro agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez, que representou o presidente da entidade, engenheiro Vinícius Marchese Marinelli, destacou a importância do evento. “A legislação do nosso sistema profissional é arcaica, mas a cada três anos temos a oportunidade de debater e propor soluções para melhorar esse quadro, então não devemos desperdiçar essa chance.”

As propostas apresentadas em São Paulo serão sistematizadas por uma comissão especialmente criada para acompanhar esses trabalhos e defendidas pela delegação paulista no encontro nacional, que este ano será realizado em setembro em Palmas, no Tocantins, durante a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia.

Legenda: José António Picelli Gonçalves (engenheiro civil e presidente da AEAS) entre os outros delegados escolhidos para participar do Congresso Estadual de Profissionais

Foto: Divulgação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page