Presidente da Mútua fala sobre a importância do Outubro Rosa
Outubro Rosa com atividades especiais na Mútua e no Confea.
A cor rosa no mês de outubro, mundialmente é usada para um alerta relevante: a prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa, um movimento já bastante disseminado no Brasil, chama a atenção para os altos índices da doença e busca conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e das consultas de rotina com o mastologista, as principais formas de se ter um diagnóstico precoce, que é o melhor cenário contra a doença. O destaque da campanha fica por conta da iluminação cor de rosa que instituições privadas, prédios e monumentos públicos ganham ao longo dos 30 dias.
“O simbolismo que a cor rosa tem para o movimento é fundamental para esse alerta. Contudo, o principal são as ações adjacentes que cada instituição pode realizar para instruir e informar as pessoas. Levar a mensagem do Outubro Rosa a um maior número de pessoas, para que todos se tornem multiplicadores junto às mulheres de seus círculos de convívio, é fundamental”, destaca o presidente da Mútua, Paulo Guimarães. A Caixa de Assistência, tanto em sua Sede, em Brasília (DF), quanto em diversas Regionais pelo país, tem uma série de ações programadas para o mês.
Já há vários anos o Outubro Rosa faz parte do calendário institucional da Mútua e, agora em 2018, a tradição se perpetua. Palestra com especialista da área para os colaboradores, distribuição de material informativo e de lacinhos de lapela e a divulgação de informações sobre a campanha são algumas das atividades propostas.
A fachada da Sede da Mútua, na Asa Norte, também ganhou um tom rosa, assim como fez o Confea. O Conselho Federal ainda terá um ciclo de palestras abordando temas de diversas áreas, entre elas saúde e prevenção, em um mês (meados de out/nov) dedicado à qualidade de vida e voltado à integração. Trata-se de uma ação institucional não vinculada ao Outubro Rosa, mas que a temática do movimento de prevenção do câncer de mama estará presente. Essa parceria na Campanha também está sendo replicada pelas Caixas da Mútua nos estados com o apoio dos Creas.
Em Santa Catarina, por exemplo, uma série de ações está sendo realizada pela Mútua e o Crea. Na programação, além de palestras e compartilhamento de depoimentos (Barbara Prochask, funcionário do Crea-SC e Carla Roffmann, esposa de um ex-diretor da Mútua-SC), estão agendadas homenagens, doações de cabelo, lenços e toucas, dia da beleza, massoterapia, tatuadora para reconstrução de aréola, entre tantas outras iniciativas.
O projeto do Outubro Rosa da Mútua-SC conta com parcerias importantes: Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Florianópolis; Morgana Scholz; Coach Almerina Santos; Consultora Mary Kay Emanuela Vasco; Coach Adriane Reis; Lua Cosméticos; Paula Cunha Fotografias; Shantihi Centro de Estética; Instituto Avon; Rose Leal Lingeries; Padaria Ponto do Pão; Juliana Prates; Karla França; e Merion Damiani.
Em São Luiz (MA), a Mútua local programou palestra sobre o Outubro Rosa com a enfermeira Luciana Lêda. O bate papo será no dia 25, no auditório do Crea-MA. Já a Mútua-ES apoiará, pelo segundo ano consecutivo, a Caminhada da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). O evento esportivo, que ocorre na orla de Vitória, acontece no próximo domingo, dia 21.
“A contribuição da psicologia na luta contra o câncer de mama” será o tema de palestra promovida pela Mútua e o Crea-MT, no dia 23, com a psicóloga Thaísa Mayara Gomes. Compondo a programação, a nutricionista Gracielly Feitosa da Silva também participará da explanação. O evento está sendo organizado com o apoio de empresas e instituições da região, que patrocinarão um coffe break e oferecerão brindes para distribuição e sorteios: Manso Resort; Bim Academia; Rede de Hotéis Mato Grosso; Autêntica Impressão Digital; BlueSol – Energia Solar; Centro Inttegrare de Psicologia; Laboratório Carlos Chagas; Golf Corretora; João Bosco M. Caporosi – Cirurgião Dentista; INBEC; Integrar – Consultoria Agronômica; Ana Bugs – Podologia; Plennus Cursos; D3S – Rastreamento; Unic; Moriá – Beleza Natural; ESB; UniCesumar; Regionalissímo – Sabor de Cuiabá; Óticas Lunótica; e Sindifisc-MT.
Ainda em apoio à campanha, as equipes das Regionais dos estados do AM, MS e SE usarão camisetas na cor rosa durante o mês e outros materiais informativos também estão sendo divulgados e distribuídos por essas Caixas e , também, pelas unidades do PA e de SP, como folder, banner e e-mail mkt. As instalações de muitas Regionais também ganharam um toque cor de rosa em alusão à campanha.
Mútua-PA
Fonte: Gecom/Mútua
Fotos: Mútua e Confea