top of page

8º Fórum Mundial da Água

O Presidente do Confea, Engenheiro José Tadeu da Silva, encerrou o primeiro evento preparatório do Sistema Confea/Crea e Mútua para o 8º Fórum Mundial da Água, realizado de 21 a 23 de março em Campinas. Durante três dias, gestores, pesquisadores e profissionais debateram o desafio de administrar a gestão de água em tempos de escassez. O encontro de Campinas foi o primeiro de uma série de eventos regionais que o Conselho Federal realizará em todo o país para reunir conteúdos que subsidiem a participação do Sistema no 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília/DF em 2018.

“Essa caminhada que iniciamos em Campinas, e que vai prosseguir por todo o território nacional, é uma provocação para levar a categoria a refletir sobre a importância e a responsabilidade do nosso exercício profissional com relação ao maior desafio do mundo – a gestão da água. Temos certeza de que a reação a essa provocação vai ser uma resposta da nossa categoria para o país – resposta que vai abranger todo o nosso conhecimento”, afirmou José Tadeu.

A mesa diretora de encerramento também foi composta pelo Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Edson Navarro; o Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas (Aeac), Eng. Paulo Sergio Saran; e o Vice-Presidente do Confea e Coordenador da comissão organizadora dos eventos preparatórios, Eng. Agr. Daniel Salati.

Antes do encerramento, a importância da realização do 8º Fórum Mundial foi abordada pelo Engenheiro Civil Horácio Figueiredo Júnior, Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), instituição que, assim como o Confea, integra a Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, cuja responsabilidade é organizar o evento de 2018. “Batalhamos muito para conquistar essa realização. Foi uma disputa grandiosa na qual contamos com o apoio do Confea”, destacou.

O representante da ANA aproveitou a oportunidade para convocar os profissionais da área tecnológica a participar ativamente do Fórum. “É dessa categoria profissional que esperamos a maior contribuição para o evento que acontecerá daqui a exatamente um ano”, enfatizou.

Sobre a organização do Fórum, Horácio adiantou que a edição do próximo ano irá discutir o “tema água sob a perspectiva da sustentabilidade, ampliando o espectro institucional e incluindo jovens, estudantes, representantes da sociedade civil de diferentes perfis, mídia, empresários, entre outros”. Ao todo, são esperados mais de 40 mil participantes de mais de 160 países. A programação abordará seis grandes temas: clima, pessoas, crescimento, qualidade, ecossistemas e finanças, os quais serão debatidos sob o ponto de vista do compartilhamento, capacitação e governança.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP, com informações da equipe de Comunicação do Confea

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page